segunda-feira, julho 13, 2015

O que é Obturador e Diafragma?

Oi galera 
Já postei aqui no blog sobre como tirar boas fotos com o celular e fico muito feliz que vocês tenham gostado. Mas hoje inicia se a serie "Dicas básicas de fotografia" onde eu vou falar um pouco sobre ISO, obturador, diafragma e todas essas coisinhas que você precisa saber para tirar ótimas fotografias.

o que é diafragma

O que é velocidade do obturador?
A foto é feita por luz. Tudo o que você vê é reflexo da luz batendo no objeto, e dentro de uma câmera fotográfica há duas "cortina " que abrem e fecham bloqueando a entrada de luz. Quando essa cortina abre, é o momento que a luz entra dentro do sensor da sua câmera.
O obturador é um mecanismo que calcula o tempo de exposição. Ele funciona quando apertamos o botão de disparo e é dado em frações de segundos (1/4000, 1/60...). Quanto maior o numero depois do 1/ mais rápido sera, e vice versa.

Entenda: Quanto mais tempo aberto: mais luz. Quanto mais tempo fechado: menos luz entra.

Abertura do diafragma.
O diafragma é como se fosse um "furo" que faz a luz passar por dentro da lente e chegar no sensor da sua câmera. Essa medida é dada pela abertura da sua lente f/1.8 f/4 f/16. Quanto maior o número, menor o "buraquinho" da lente.

Entenda: Quando você aumenta f/4 para f/5.6, por exemplo, entrará menos luz. Então quanto maior a numeração mais fechado vai ficar o diafragma e menos luz vai entrar no seu obturador.

No próximo post sobre fotografia, falarei um pouco sobre o ISO. Não deixem de ver os outros post de fotografia:

♥ Melhores aplicativos de fotografia
♥ Como tirar boas fotos com o celular
Beijos, beijos!

Me acompanhem na redes sociais:

83 comentários:

  1. sou apaixonada por fotografia ! Vc tem muito conhecimento sobre, legal vc querer compartilhar!

    Beijos Gi
    Blog: http://ginabero.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcela.
    Adorei as suas dicas e estou me aventurando na fotografia, vai me ajudar muito.

    Milhoes de Beijos!

    Marina Lima.
    Meu Doce Apartamento | Literatura, Culinária, Caseirices & muito amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaaa! Espero ajudar muito com essa série de posts Mariana!

      Excluir
  3. OI OI Marcela, amo as suas dicas, amo fotografar <3 Eu vi a tua atualização pelo meu FEED DO FACEBOOK e vim correndo.
    Um beijo, Um queijo ...
    DANIELE

    PORDANIELE.COM

    ResponderExcluir
  4. Gente, que dicas maras!
    Sou negação com fotografia, mas ultimamente estou tentando me interar mais!
    Amei amei ! e to vendo de novo seus outros posts sobre isso!
    beijinhos, Rê
    http://blogsonhosdeverao.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba Rê! Espero que eu te ajude a entender melhor <3

      Excluir
  5. Amo fotografar, mas admito que não sou lá boa nisso! Infelizmente ainda não tenho uma câmera profissional ou um semi, mas gostei das dicas, vou repassá-las a minha prima que está iniciando fotografia informalmente! Enquanto isso vou ler o post sobre fotos com o celular! :3
    meuladoana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Farei post sobre fotografar com celular também Ana, beijos!

      Excluir
  6. Adorei a publicação! Ficou muito bem explicadinha! Amo fotografia e publicações sobre <3
    Um beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  7. Eu comecei um curso de fotografia recentemente. Adorei seu post , alguns detalhes fazem diferença na fotografia :*


    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazem e muito Simone! Boa sorte com o curso <3

      Excluir
  8. Preciso comprar uma câmera dessas, quero muito poder aprender essas coisas e botar esse tipo de conhecimento em prática ^^
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
  9. Eu queria muito começar um curso de fotografia, mas não tenho tempo livre pra isso! :(
    Ótimas dicas.
    Bisous,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
  10. super bacanas as dicas! eu tenho mt vontade de aprender a fotografar melhor

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  11. Olá, pra começar, seu blog é lindo, você é linda, e já vi suas fotos no facebook e amei, voce tem um belo dom , parabéns !!!
    Adoro essas dicas de fotografia, ao tirar foto, e tento ao maximo ter uma foto boa hehe, Estou seguindo aqui ♥
    Beijos Isa / Uma Madrugada <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que fofa! Muito obrigada Isabella, fico feliz!
      Seja bem vinda.

      Excluir
  12. Sabe que mesmo explicando eu não entendo nada? hahaha
    Fico pasma comigo mesma que pesquiso, pesquiso e não entendo quase nada de fotografia, acho que só fazendo curso mesmo. #ounão hahaha
    Beijos linda!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  13. Eu já fiz um curso de fotografia, amo esse tipo de post! Eu tenho uma câmera semi profissional mas já estou precisando de outra urgentemente hahaha adorei, com toda certeza vou acompanhar essa série de posts <3

    Beijos,
    rodoviadezenove.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. OI Marcela bem legal este seu post e bem informativo para quem está começando a se aventurar na fotografia! Eu acho que é fundamental saber usar em conjunção o obturador, o diafragma e o iso para ter uma foto de qualidade! fico aguardando o post sobre o iso! bjs

    De Coturno & Spikes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem importante mesmo Camilla, que bom que curtiu <3

      Excluir
  15. To botando suas dicas em prática, to mais ou menos haha mas chego lá.
    Marcela eu achei seu blog e to realmente apaixonada e também feliz por ter um lugar onde divulgar meu blog, na página do Facebook onde você ajuda a divulgar assim com outras blogueiras, muito legal mana.
    Arrasou no blog♥
    XOXO
    http://teoremasit.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaa, ficou feliz que goste do blog e do grupo <3
      Boa sorte com a fotografia!

      Excluir
  16. Que post ótimo, eu comprei uma câmera semi profissional no começo do ano e me bati bastante pra entender essas coisas, até agora ainda não sei mexer bem bem nela. Isso de diafragma e ISO é bem complicadinho... Muito bom seu post Marcela :)

    http://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que gostou!
      Fotografia é questão de pratica <3

      Excluir
  17. Oi Marcela, gostei das dicas. Estou aprendendo um pouco sobre fotografia e estou adorando rs.
    Um beijo

    Suellen Esposte Blog | Facebook | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  18. Eu nem tenho uma câmera DSLR mas esses dias fiquei vendo dicas a respeito de como tirar fotos melhores com essas câmeras, e pelo menos a lição do ISO e obturador eu aprendi haha
    Super apoio você trazer mais dicas a respeito aqui no blog!

    Beijão
    http://www.perigosasgarotas.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Muito interessante, eu estava escrevendo sobre isto esses dias, já que tenho um projeto de fotografia no blog. Aliás, gostei bastante do seu blog, bem organizado e com conteúdo legal! ^^ Beijos!
    Estou sorteando um livro, vem participar! ♥

    ResponderExcluir
  20. Gostei das suas dicas para fotografar, muito boas.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia

    ResponderExcluir
  21. Amo tirar fotos, mas admito que não sou lá boa nisso! Infelizmente ainda não tenho uma câmera profissional ou um semi, mas gostei das dicas.

    http://viciadasemlivros911.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Yaaay, tava esperando esse seu post, Marcela! Preciso aprender mais sobre fotografia e gostei de ler essas coisas, vou anotar haha!

    beijo
    www.belatriz.info

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba Bea <3
      Trarei mais posts assim que possivel

      Excluir
  23. Que didática <3 Amei a explicação rapidinha e legal!
    Eu tive tudo isso na faculdade mas tenho praticado pouco e acabo fazendo tudo no automático #shameonme


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fico feliz <3
      Confesso que antes também fazia tudo no automatico haha

      Excluir
  24. Gostei das dicas, apesar de ter feito curso não sei muita coisa. :)
    http://corujasemasas.blogspot.com.br/
    Beijos! <3

    ResponderExcluir
  25. Ótimas dicas!!! Sei apenas o básico da fotografia, mas sempre procuro aprimorar meus conhecimentos e melhorar cada vez mais nas fotos <3 Hahahahaha

    Com amor,
    Steph • http://naoeberlim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Acho bacana você dividir essas dicas com a gente.
    Obrigada ela visita ao blog
    Boa semana.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  27. Acredita que esse post já foi minha matéria da faculdade? Muito boa por sinal que fiquei com 9 na média :P hahahaha! São coisas básicas que precisamos saber pra tirar a foto perfeita, depois que aprendi, muitas fotos minhas melhoraram!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  28. Por mais que eu leia sobre o assunto, não consigo entender. Mas gosto de ler sobre fotografia, talvez um dia eu consiga aprender. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  29. Estou adorando esses post sobre fotografias as dicas são ótimas, não vejo a hora de você fazer um post ensinado a desfocar o fundo das fotos.

    Beijos!
    http://www.hey-fashion.com/

    ResponderExcluir
  30. Ótimas dicas ma,adoro e aprendi bastante coisa aqui contigo
    bjão

    ResponderExcluir
  31. Oi minha flor
    tem ótimas dicas eu amo fotografia
    bjss

    Batom&Blush
    |http://marilisdasilvadutra.blogspot.com.br/|

    ResponderExcluir
  32. Adorei o post, eu não sabia nada sobre isso que você falou hoje no post, eu estou gostando muito desses posts de fotografia ajuda bastante na hora de fotografar!! Beijos <3

    http://arlenyramalho.blogspot.com
    IG: @arleny_ramalho

    ResponderExcluir
  33. Adorei a dica, amo fotografia !!

    Beijos, <3
    Tá rolando um concurso cultural muito legal lá no meu blog, te espero lá!
    http://www.paaradateen.com/2015/06/promocao-witch-presentes-blog-parada.html

    ResponderExcluir
  34. Eu lembro que quando descobri isso fiquei super feliz, mas já tinha esquecido até

    Beijoos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  35. Gosto bastante de fotografia (6 on 6 hehe), e já tinha ouvido falar de algumas pessoas que a luz é o mais importante na hora da foto. Em especial na câmera, que o que importa mesmo é o quanto de luz ela é capaz de captar ou algo do gênero. Continue com essa série de posts, gostei muito ♥ Beijão!

    www.garotasdemustache.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. esse post caiu como uma luva! haha
    chegou minha câmera nova e ainda tô aprendendo a mexer nela, vou até colocar o post nos meus favoritos pra eu ir treinando essas coisas pra ver a diferença! e por favor, faça mais posts assim hahah

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  37. Amamos as dicas, gostamos muito de fotografia e sempre é bom aprender mais para por em pratica nas fotos do blog.

    Beijos


    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Adorei o post! Engraçado que eu li sobre isso essa semana, mas achei o texto muito confuso, seu post me ajudou muito! ^^
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  39. Amei as dicas, super boas.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Que bacana! Eu não manjo nada dessas coisas de fotografia haha

    www.brazilianvogue.com.br

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Essas dicas são ótimas! Eu sou péssima com essas coisas, melhorei um pouquinho depois que comecei a ter aulas de fotografia na faculdade, mas ainda assim sou bem ruimzinha! hahahaha
    Beijocas!

    http://damnmaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!