segunda-feira, janeiro 11, 2016

Por que me tornei vegetariana?

Hoje o assunto é bem intimo, polêmico e que, na minha opinião, deveria ser mais vezes abordados.

Em um post aqui no blog, citei sobre meu vegetarianismo, e várias meninas comentaram que gostariam de saber como me tornei vegetariana, quais os motivos e um pouco da minha alimentação. Então, depois de tanto pensar no assunto, resolvi falar um pouquinho sobre o assunto, só como uma introdução, já que pretendo falar mais sobre isso aqui.

Obs: Antes de mais nada, quero explicar que sou ovolactovegetariana (mas para encurtar o nome, é normal ser denominada como apenas vegetariana), ou seja, me alimento de ovos e seus derivados e leite e seus derivados (mas pretendo banir esses ingredientes brevemente da minha alimentação, é só uma questão de tempo e adaptação). E que embora eu não seja vegana, também não consumo roupas e cosméticos de origem animal, e muito menos usufruo de entretenimentos que os envolvam, como por exemplo, zoológicos.
Caso você não saiba, existe vários tipos de vegetarianos e veganos, leia este artigo aqui para saber mais.


Por que me tornei vegetariana?
Existem alguns motivos que somadas resultaram nessa minha decisão e a maior de todas foi pela crueldade em que esses animais são submetidos até serem mortos para o nosso "bem estar".
Muitos tentam camuflar essa verdade dizendo que há novas técnicas de abate, e que agora eles não sofrem como antigamente. Mas a partir do momento em que uma vaca, por exemplo, é separada de sua manada, ela sofre milhares de tensões de estresse. Inclusive, foi comprovado que esse estresse é transmitido para a carne (outro motivo para eu não comer carne).

Vou listar abaixo mais motivos resumidamente:
1. Crueldade em que os animais são submetidos.

2. Questões de saúde, um exemplo: foi comprovado que a carne vermelha aumenta os risco de câncer, principalmente no intestino. Outras doenças também foram comprovadas como: diabetes e doenças cardiovasculares.

3. Higiene: muitos não sabem, mas carnes de animais com câncer também são vendidas, muitas vezes ilegalmente, mas acabam parando em nossas mesas.

4. Acredito que somos seres herbívoros, ou seja, somos criados para comermos apenas vegetais e frutas. Acredito que a carne é apenas uma cultura enraizada, até porque há países que é proibido comer carne por questões religiosas. E para quem não acredita nisso, leia o item a seguir...

5. Em um espaço em que se alimenta 1 cabeça de gado, se alimentaria em torno de 14 pessoas, ou seja, nosso futuro não é como seres carnívoros por questões ambientais e sociais.

6. Desigualdade animal: nós damos tanta importância, cuidado e carinho para animais "domésticos" enquanto outros sofrem maus-tratos diariamente, como é o caso de porcos, galinhas etc.

Eu poderia ficar listando mil motivos aqui, mas o post ficaria imenso, então, vou indicar alguns documentários que me ajudaram abrir a mente sobre esse assunto.
A carne é fraca.
Conheça sua carne. (Este documentário contém imagens fortes de animais sendo judiados e mortos)
Uma vida interligada.
Sobre Viver.

Assistam esse curto documentário feito pela faculdade Estácio, vale a pena:


Estou pensando em fazer outros posts sobre o assunto com diferentes temas: como é minha alimentação, como parei de comer carne. Então, comentem abaixo ou pelas minhas redes sociais se querem mais posts como esse!
Espero que vocês gostem e que de alguma forma, esse post toque no coração de vocês. Beijos

Me acompanhem na redes sociais:

76 comentários:

  1. ADOREI a sua iniciativa e o post!
    Eu estou, com dificuldade e aos poucos, retirando da minha alimentação os tipos de carne. Os cosméticos, faço o que dá pra contribuir com marcas que não façam testes em animais e etc. Também não vou a circos e outros ligados a isso, ou uso roupas que derivem de algum pelo animal e coisas assim.

    Acho super válido você explicar seus pontos de vista, isso ajuda inclusive a incentivar quem está indeciso sobre mudar alimentação e conceitos

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito me tornar vegetariana mas parece tao dificil.
    Amei se post
    condeangel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ai que post lindo! <3
    Também sou vegetariana e achei muito legal a tua iniciativa de escrever sobre isso no blog. Acho super válido aprofundar o assunto porque muitas pessoas ainda tem muito preconceito com o vegetarianismo e outros que se interessam por isso as vezes acham muito difícil se tornar vegetariano.
    Enfim, adorei!

    Beijos,
    http://estilodeaudrey.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, fico feliz por você também ser uma vegetariana!

      Excluir
  4. Acho ótimo você se decidir sozinha e adotar esse modo de vida digamos assim.
    Muita gente ás vezes vira porque fulano virou, ou porque fulano também é e fica falando. Acho bom ter a mente aberta e ver o que você quer de melhor pra você.
    Gostei de saber o que você come e saber a diferença sobre os tipos de vegetarianos e veganos. Conheço alguns vegetarianos.
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  5. Eu não entendi muito bem o item 5. Mas enfim, é legal você ter sua própria opinião e tal. Eu não concordo em partes, mas em outras faz sentido. Enfim, como vc tem seus motivos em não comer/usar também tenho os meus em comer/usar. O mundo é formado por opiniões e temos que respeitar todas não é mesmo? Parabéns pelo post.

    Beijos ♡♡
    Tem post novo :)
    www.anaportoblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. admiro pessoas vegetarianas, eu apesar de comer carne também morro de dó dos bichinhos .. http://universodecifrado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua iniciativa de escrever esse post! Tenho certeza que muitas meninas, assim como eu, tem suas dúvidas sobre esse assunto pouco abordado. Tenho muita vontade de me tornar vegetariana porque concordo com muitas coisas, inclusive a crueldade com os animais. Mas como é difícil, né? Já estou reduzindo a quantidade de carne que eu como semanalmente, até parar completamente!
    Beijos!
    Blog Be The Glam

    ResponderExcluir
  8. Oi minha flor
    nossa que ótimo post
    com certeza não vale a vida de um animal para nos alimentar
    também estou nessa fase quero muito mudar o meu habito alimentar estou indo aos poucos e diminuindo muito o consumo de carnes
    bjs

    Batom&Blush
    |http://marilisdasilvadutra.blogspot.com.br/|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela sua iniciativa, fico imensamente feliz!

      Excluir
  9. Nossa parabéns flor , eu já como muito pouco carne , quero diminuir cade vez mais e me tornar vegetariana , e o principal motivo e pelos animais , é uma causa que eu sempre defendi , a defesa dos animais !
    Um beijo
    http://garotaantenadas2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. faz tempo que to ensaiando falar sobre isso no blog, eu sou vegetariana ha mais de 10 anos, adorei saber que vc tbm é!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  11. MUITO BOM LER SOBRE SUA IDEOLOGIA, MAS PARA MIM É DIFICIL DAR MINHA OPINIÃO, PORQUE NÃO SOU VEGETARIANA, TAMBÉM NUNCA LI SOBRE... SINCERAMENTE NÃO É ALGO QUE ME PROVOQUE INTERESSE...
    BJS
    http://prosadepenteadeira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que não te provoque interesse um assunto tão triste como esse. Espero que um dia você mude de ideia, pelo menos para enxergar alguns pontos desta "ideologia". Beijos.

      Excluir
  12. Você poderia sitar em outro post sobre os benefícios para saúde, fora a prevenção do câncer, gostei muito do post, eu tenho um amigo vegetariano mas não entendia muito os motivos que levam a ser vegetariano. Beijos
    http://www.charme-se.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Achei bem legal a sua atitude, não sei se eu conseguiria.
    Gostei muito do seu post.
    Beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Adorei sua atitude, parabéns. A alguns anos atrás tentei me tornar e fiquei quase dois anos sem comer nenhum tipo de carne, mas não aguentei. Estou tentando novamente. Consegui mais porque vi alguns vídeos e me deu um baque.

    www.garotaestelar.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os videos me ajudaram também, embora seja algo forte, é uma realidade que não pode ser ignorada.

      Excluir
  15. De fato é um tema bastante polemico acho as causas bacanas e até concordo com algumas mas eu não conseguiria, eu sinto falta de mais : tanto para competir quanto o gosto. Mas sempre respeito o tema.
    Beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Parabéns, pretendo no futuro virar também, acho muito importante pensarmos nisso e ter essa qualidade de vida melhor.

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. amei sua iniciativa, admiro muito você beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pela sua iniciativa de se tornar vegetariana. Eu gostaria de parar de comer carne, mas é bem complicado porque a família não entende e ainda acha que é frescura. Eu sempre falo para a minha mãe que ela me ensinou a comer coisas erradas e que depois de um certo tempo é mais difícil de mudar os hábitos, mas não impossível. Faz um post contando sobre os benefícios que você sentiu, assim que parou de comer carne. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  19. Respostas
    1. Proteínas também são encontradas em alimentos que não são de origem animal Janaína. Farei um post sobre isso.

      Excluir
  20. Menina, passei algum tempo sem comer carne vermelha depois que vi "partes" das vacas partidas ao meio e penduradas =/
    Gostaria conseguir comer tanta verdura e legume quanto deveria mas não consigo. =/
    Valeu a pena esperar

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pela sua iniciativa de ser vegetariana e também pela iniciativa de fazer um post abordando sobre o assunto, não somos vegetarianas com a nossa idade achamos meio difícil conseguir mudar os nossos hábitos alimentares, mas também comemos pouca carne, ela não faz parte da nossa alimentação diariamente, sempre optamos por comer verduras ou legumes!! Temos uma irmã que é vegetariana e admiramos quem consegue ser!!

    beijos

    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Que linda, queria parar de comer carne mas por enquanto não consigo :) Bela iniciativa, parabéns...
    http://www.modismodeluxo.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Bela iniciativa, meus parabéns.
    http://simpleseagradavel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Muito interessante o seu post. Eu gostei, admiro sua iniciativa.
    Só pra constar, já tentei ser vegetariana, porém não consegui. :/


    www.vestibulandaguerreira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Bacana ter explicado...
    Gostei de saber mais,um dia bem que queria ter essa iniciativa.


    Bjim...
    blog Usei Hoje

    ResponderExcluir
  26. Eu não como carne vermelha, mas como bastante frango! Queria tirar isso da minha alimentação, porque é a vida de um animal, mas não sei se consigo sobreviver me alimentando de coisas que não possuam origem animal, sabe?
    Beijos,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é Julie, eu mesma não consigo deixar de tomar leite e comer ovos :(

      Excluir
  27. Achei muito bacana voce compartilhar mais da sua vida. Eu não sou vegetariana e não tenho intenção de me tornar uma, mas gosto de conhecer os hábitos de outras pessoas. Eu tenho uma tia e uma prima que são vegetarianas, e apesar de conhecer pouco sobre esse assunto sempre aprendo algo com elas.
    Se tiver mais post assim terei prazer em ler :)

    Beijinhos e boa semana!
    Maki & Vana
    http://cafezinhodasamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Achei muito bacana voce compartilhar mais da sua vida. Eu não sou vegetariana e não tenho intenção de me tornar uma, mas gosto de conhecer os hábitos de outras pessoas. Eu tenho uma tia e uma prima que são vegetarianas, e apesar de conhecer pouco sobre esse assunto sempre aprendo algo com elas.
    Se tiver mais post assim terei prazer em ler :)

    Beijinhos e boa semana!
    Maki & Vana
    http://cafezinhodasamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, obrigada pela a atenção pelo assunto.

      Excluir
  29. Oi Lindona !
    Muito legal da sua parte se abrir com a gente, amei o vídeo.
    Tem postagem nova no meu blog, vem conferir !
    Meu Blog: ➥ Plantão da Beleza
    Meu Instagram➥@simarapink
    Meu Canal no Youtube: ➥ Vídeos do Canal
    ✿.♥.✿.♥.✿.¸.•*¨*•►BeijosssssssssSimara Pink ♥♥♥♥♥♥

    ResponderExcluir
  30. É um post interessante que merece ser estendido por mais alguns tópicos. Conte-nos como é sua alimentação e como vc parou de comer carne sim. Tenho certeza que muitos vão adorar!
    Beijooos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas sugestões Carol, farei o post em breve! <3

      Excluir
  31. Amei saber de tudo isso bem explicado nunca tinha parado
    mais agora eu fiquei um pouco balanceada para obter um bom
    hábito , tenha uma semana abençoada.
    Novo vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=WflDsh0kjCo
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Interessante seus motivos de porque você virou vegetariana, aliás não sabia que você não comia carne *o*

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. bem legal o post, não sabia de umas coisinhas.. tbm nã curto mt carne de vaca e porco, não por ser vegetariana, mas é por n gostar mesmo kkkk
    beijos ;*
    arisecondo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Linda é muito importante a mensagem que deixas-te aqui no teu blog :)
    eu não sou vegetariana, mas admito que gostava de ser :D
    Kiss Jasmim** | Blog da Jasmim | Instagram | Bloglovin'

    ResponderExcluir
  35. adorei o post e a sua inciativa é linda! conheço várias pessoas vegetarianas! aborde mais o tema por aqui sim!

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  36. Muito bacana seu post Ma,já trabalhei em um restaurante vegetariano e fiquei encantada,porque todo mundo pensa que as comidas são ruins,quando na verdade tem o sabor muito mais fiel dos que os produtos comprados,confesso que amooo carne,mas respeito sua opinião e como de tudo um pouco ;)
    bjão ♥

    ResponderExcluir
  37. Ótimo post! E ótima iniciativa!

    Seguindo aqui.
    >>> http://gilustre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Eu também tenho vontade de parar de comer carne, quase não como carne bovina porque passo mal, mas como frango e peixe. Acho que seria legal você fazer um post sobre como é sua alimentação no dia-a-dia.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  39. Esses dias minha irmã visitou uma fazenda, e me trouxe um vídeo do povo matando um porco, eu não consegui ver nem os primeiros segundos! Eu não como muita carne, mas as vezes acabo comendo por falta de opção :/
    Beijos http://www.quintagaveta.com/

    ResponderExcluir
  40. Já tentei algumas vezes virar vegetariana, mas é tão dificil.... Qual o segredo? rs


    http://www.aliinebitencourt.com/

    ResponderExcluir
  41. Parabéns pela iniciativa amore. Um xeruh!!!

    www.kleidenaira.com.br

    ResponderExcluir
  42. Flor, eu amei esse post!
    Eu tenho muita vontade de me tornar vegetariana, mas eu sou muito viciada em carne, meu Deus! Já até diminuí a quantidade que eu como e super quero saber como mudou sua alimentação e se foi muito difícil!

    Beijos,
    rodoviadezenove.com.br

    ResponderExcluir
  43. Oi Marcela é muito importante o assunto abordado, eu nunca havia pensado em mudar meus hábitos, mais vejo que realmente vale muito a pena, parabéns pela iniciativa!
    Beijos
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  44. Que bacana esse post, nunca tinha visto em outro blog algo sobre esse assunto. Muito bom entender um pouquinho sobre. <3 Beijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
  45. Eu fui vegetariana por cinco anos, pensando mais na questão de que não sabemos de onde a carne vem, chega tudo super empacotado pra gente, um corte, um pedaço... Claro que é assim com todos os produtos industrializados, mas todo o processo cruel com o animal, acho muito foda. Mas nunca concordei com essa ideia de que somos seres que não devem comer carne, porque vemos isso no mundo animal, com muitos mamíferos, que se alimentam de outros animais. Isso é absolutamente natural, mas acho que a maneira como fazemos é errada, sabe? Enfim, minha opinião pessoal. Outra questão, dos animais domésticos: eu sou bem radical em relação a isso, é até complicado me expressar, mas eu sou contra termos animais de estimação, acho que isso é muito egoísmo do ser humano, sabe? Acho que os animais tinha que viver com outros animais e livres - tipo uma vez eu li uma reportagem que na Itália existia um campo em que viviam vários cachorros e as pessoas só iam lá brincar com eles e alimentá-los, mas eles conviviam só com outros cachorros. Sei que estamos muito distantes disso e eu tenho cinofobia, então pra mim, é mais fácil de ver um mundo de casas sem cachorros.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  46. Fui vegetariana por alguns meses e adorei a experiência, é incrível os pratos que aprendemos a fazer com coisas que nem imaginamos como soja e trigo.
    Mega beijo
    blogueirasara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  47. Muito bom saber melhor sobre o assunto, incentiva muita gente, também.
    xoxo
    mutant-paradise.blogspot.com

    ResponderExcluir
  48. Super interessante vc abordar esse assunto. É a primeira vez que vejo uma blogueira falar sobre isso. Eu me perco totalmente nessas novas denominações e formas de alimentação, mas com o seu texto eu consegui entender melhor a ideia de ser vegetariana. Super curioso o item 5 da sua lista de motivos.
    Por indicação médica eu fiquei pouco mais de um mês evitando comer carne vermelha, eu me alimentava apenas de ovos ou frango, mas durante esse tempo eu fiquei extremamente fraca e tive que voltar a comer carne pra me sentir melhor, mas vou te contar que eu amo legumes cozidos e uma saladinha bem feita, na verdade essas coisas acabam matando mais a minha fome do que a própria carne, mas por causa do costume, se eu fosse virar vegetariana, o abandono da carne vermelha e branca teria de ser bem aos poucos até o meu corpo aceitar de vez a mudança, evitando assim, a fraqueza que eu senti da primeira vez.
    Eu gostei do post e vc deveria escrever mais sobre o assunto, fiquei curiosa pra saber como é sua alimentação :)
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
    Participe do Concurso Cultural!

    ResponderExcluir
  49. Acho esse tema super essencial pra se abordar, já que você vive isso todos os dias e pode falar sobre experiência. Super apoio outros posts com temas parecidos. Nunca pensei em mudar meus hábitos alimentares radicalmente porque eu não sou acostumada a comer muitas frutas e vegetais, então acredito que seria muito difícil a minha adaptação. Porém, nada é impossível, acredito também que podemos viver bem sem comer carne e sem maltratar os animais para obtê-la.

    Beijos!
    www.meianoiteequinze.com.br
    www.youtube.com/ferzucolotto

    ResponderExcluir
  50. Que legal você ter essa atitude de fazer o post e explicar tudo!
    Não sou vegetariana, mas respeito muito a sua decisão!
    Instagram @brunaestiloitgirl
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  51. Admiro a sua coragem, gostava de conseguir o mesmo!!!
    Beijinhos querida

    http://denisedeassis.com

    ResponderExcluir
  52. Eu já pensei em virar vegetariana também, minha tia é e eu vejo que não tem nada demais como muita gente impõe preconceito né? Mas não consigo. Fico fraca quando não como nenhum tipo de carne, mas prefiro a carne branca mesmo, como peixes e frango, mas mesmo assim, ainda tenho agonia do frango porque já vi matarem pra comer em um filme aí e eu fiquei meio "ai meu deus, eu como isso", mas enfim, admiro você por essa iniciativa!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  53. Eu não costumo consumir carne sempre..
    porque não gosto muito, só nos pratos que invento aqui pro blog..
    mas confesso que já pensei em me tornar vegetariana, justamente por causa da Crueldade em que os animais são submetidos. Gostei do post, me fez refletir mt!

    http://www.blahoestraich.com.br

    ResponderExcluir
  54. Olá, muito legal essa sua atitude de se tonar vegetariana, confesso que já tentei mas não consegui. Mas tentarei usar seu depoimento como motivação!

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  55. Concordo totalmente com o seu pensamento, já pensei em virar vegan, mas meu medico disse que eu não podia pensar nisso enquanto não curasse a anemia :/

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  56. Oi Marcela! Gostei muito do post e achei bem legal ter escrito sobre esse assunto tão particular!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!