quarta-feira, maio 11, 2016

Como lidar com a dor emocional? (Exercício da mandala)

Todos nós sentimos dor emocional, seja ela em forma de medo, tristeza, raiva ou até mesmo carência. Essas dores tendem a ser um desconforto em nosso dia a dia.
E neste post, quero dar uma dica que aprendi com uma professora de yoga, de como lidar com esse sentimento que rejeitamos a todo o momento.

como não sentir ciumes

A primeira coisa que você deve fazer é sentir essa dor e ter a consciência de que: "se a dor está vindo para você, é porque ela está pronta para ser liberada". Então, não resista, apenas aguente firme e enxergue isso como um momento raro de aprendizagem, um processo.

O exercício da mandala:
Depois que você sentiu a dor e não resistiu a ela. Localize a e de um nome para o que sente (existem vários tipos de dores, pode ser raiva, carência etc). Agora vamos ao passo a passo:

  • Agora, encontre um espaço onde se sinta confortável. Um espaço onde você possa meditar.
  • Feche seus olhos e se imagine no centro de uma mandala. Da sua mandala.
  • No centro dessa mandala onde você se encontra, nenhuma demanda do mundo exterior pode te afetar. 
  • Você está conectado apenas com seu eu interior, seus ancestrais e sua crença, seja ela qual for.
  • Permita-se sentir a dor e respire por ela, liberando a lentamente do seu sistema.
  • Fique na sua meditação por pelo menos por 1 minuto.
  • Não esqueça de agradecer a você mesmo esse momento único de meditar e sentir.

Quando sentimos esses desconfortos sempre reagimos a ele, o que é errado já que todos sentimentos devem ser sentidos, respeitados e liberados na hora certa.
A ideia desse exercício é não reagir. Acalmar seu espirito e respirar a dor. A partir do momento que você faz isso, você está agindo diferente e dando uma oportunidade para seu corpo pensar diferente. Sendo forte e liberando esse sentimento de uma forma saudável.

Eu espero do fundo do meu coração que esse exercício ensinem vocês. Façam sempre que acharem preciso e me digam se sentiram mudanças no seu eu interior. (Recomendo também que se permitam faze-lo por 1 mês seguido).
Me acompanhem na redes sociais:

30 comentários:

  1. mei o post! Não tinha visto um post sobre isso ainda e eu vou mesmo tentar fazer isso! Me parece que ajuda muito!
    Beijos

    http://heeysah.blogspot.com.br/

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  2. Vou usar isso pra caraca, haushaushahs ♥
    com amor, Bru
    Mania de Bruna
    @ManiaDeBruna

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  3. Eu adorei a dica de yoga! Dor emocional é algo que se a gente não souber lidar vira uma bola de neve, né?

    beijo
    beinghellz.com

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  4. Marcela! Amei esse post, estava precisando exatamente disso, algum exercício que fizesse com que eu me sentisse melhor, de verdade!
    Vou praticar!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

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  5. Amei o post!
    Beijos. ❤
    http://www.amordeluaazul.com.br/

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  6. Você nem imagina o quanto esse post pode me ajudar haha. Adorei de mais o post <3 obrigada por compartilhar.
    Beijos, Bunny and Sara

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  7. Nossa, que legal. Nunca tinha visto sobre, acredite rs. beijão
    www.quesejadiva.com.br

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  8. bem bacana o exercicio,qd a gente nao está bem tem msm que mentalizar mt coisa boa

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

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  9. Oi minha lindinha
    adorei a dica vou sim fazer esse exercício
    preciso muito disso pra minha vida
    bjss

    Batom&Blush
    |http://marilisdasilvadutra.blogspot.com.br/|

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  10. Vou começar a fazer esse exercício, confesso que teve uma época que eu tinha muito desses momentos sabe? Eu acho que justamente porque eu não me permitia ter esses momentos de sentir.

    beijos, Love is Colorful

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  11. É pra fazer de 1 em 1 mês ou todos os dias? Salvei o seu post aqui pra começar a fazer amanhã mesmo. Ainda mais eu que tenho problema com enxaqueca, então por qualquer estresse, já começa aquela dor que incomoda e logo depois fica pelo resto do dia e vai aumentando </3 Amei esse exercício, Marcela!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

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    Respostas
    1. Thami, faz quando sentir que precisa, minha professo de yoga me disse uma fez que fazer por 1 mês mesmo sem precisar, ajuda no equilíbrio da alma

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  12. Nossa, eu curti muito a dica! Nunca tinha pensado nisso, com o TCC estou pensando em começar a fazer meditação, acho que são coisas tão necessárias!

    www.vestindoideias.com

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  13. Um ótimo exercício. tentei fazer isso algumas vezes, antes mesmo de ver esse post, mas nunca consegui manter o foco. Sou ansiosa demais para ter esses métodos.

    http://www.agindodiferente.com/

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  14. Adorei esse post!!
    Quando eu era menor e fazia meditação e era muito bom, hoje em dia esqueço, não consigo me concentrar, faço um dia e não faço mais... Mas quero voltar a meditar e usar esse tipo de exercício :)

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

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  15. Eu adorei o post e sério até favoritei porque graças a Deus estou em um momento ótimo da minha vida mas já precisei muito desse tipo de exercício e nada melhor do que saber lidar com o que sentimos, e amei tanto o seu blog que eu estou seguindo para não perder mais nada daqui, se puder e quiser retribuir o carinho eu ficaria muito feliz ♥
    lravilla.blogspot.com

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  16. Uma coisa que já tentei, mas não consigo é meditar.
    Eu juro que tentei várias vezes.. rs
    Acho importante a sua dica flor, o jeito como lidar.
    Beijos!
    Blog Pam Lepletier

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  17. Gostei bastante desse método, vou tentar, com certeza. Teve uma época em que eu meditava todos os dias e isso me fazia muito bem, pretendo voltar logo.
    Beijos
    Bluebell Bee

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  18. Gostei da sua dica de meditação. Vou tentar fazer pra melhorar algumas coisas que sinto. Só não entendi quantas vezes a gente pode praticar. Bjus!

    galerafashion.com

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  19. adorei o exercicio Marcela! irei praticar ♥

    www.blogamorarosa.com

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  20. Gostamos da dica do exercício, é muito ruim ficar acumulando dores emocionais e esse exercício parece ótimo para se liberar delas!!

    beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com.br/

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  21. Sou dessas que lê e imagina, até me arrepiei com o exercício! A gente sempre tem que se permitir sentir, fugir não é o ideal, né?
    Amei!

    Cá entre nós, miga!

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  22. Dicas muito boas, as vezes as dores emocioanis são piores que as físicas. Adorei o post, beijos
    www.achatadebatom.blogspot.com

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  23. Adorei saber como realizar esse exercício, porque tenho passado por muitos problemas nos últimos meses e, às vezes, simplesmente não sei lidar com a dor! Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

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  24. Nossa, estou numa fase muito difícil na minha vida, acho que vou usar esse exercício! Tudo está tão complicado e intenso, obrigada por compartilhar!

    http://bit.ly/1ORpxIi

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  25. Serio eu adorei!
    Vou fazer essa semana, to precisando!
    Não conhecia esse exercício da mandala!
    beijinhos, Rê
    http://blogsonhosdeverao.com.br

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  26. Não conhecia esse exercício, aparenta ser maravilhoso.
    Ótima poste.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

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  27. Oi linda <3
    Não conhecia esse exercício, vou salvar esse post aqui >3
    Quando não estiver me sentindo bem, vou fazer <3
    um beijoooo!
    http://www.blahoestraich.com.br

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  28. Adorei o exercício, faz um bom tempo que entre nesse mundo de meditação, e posso dizer que mudei muito depois disso, esses exercícios são ótimos para descobrirmos mais de nós mesmos e é claro pra melhorar.
    http://www.teoremademahlli.com.br/

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  29. Salvei aqui, e com certeza vou tentar esse exercício, preciso aprender a me concentrar rsrss

    O blog estava parado, mas já retornei!

    Bjuuuu
    http://www.blogjumedeiros.com/
    https://www.youtube.com/julianamedeirosblog

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