segunda-feira, janeiro 09, 2017

Filmes que todo estudante de jornalismo deveria assistir

Ser estudante de jornalismo requer muito repertório, ou seja, você precisa saber de tudo um pouco dentro da área e sobre outros assuntos, então, uma técnica que te aproxime disso é assistir filmes, documentários ou curtas. E para você, estudante ou amante de jornalismo, selecionei 4 filmes que tem haver com o universo jornalistico, um bem diferente do outro que é para agradar todos os gostos. Allons-y! (vamos lá!)

O Abutre
filmes para jornalistas
Com um roteiro para não colocar defeito e a atuação impecável de Jake Gyllenhaal, o O Abutre, dirigido por Dan Gilroy em 2014, conta a história de Loou Bloom, um jovem que desesperado atrás de emprego descobre a velocidade que as noticias sensacionalistas ganham em Los Angeles e assim consegue vantagens em cima de matérias insanas.

O filme mostra claramente como matérias sensacionalistas vendem mais rápido do que qualquer outro assunto. Uma realidade que, infelizmente, tem ganhado notoriedade em muitos veículos de comunicação.

Todos os Homens do Presidente
filmes jornalisticos
Todos os Homens do Presidente é um filme de 1976, dirigido por Alan J. Pakula e conta sobre a famosa cobertura jornalistica do Washington Post que, futuramente, levaria a renuncia do republicano Richard Nixon. Os repórteres Robert Woodward e Carl Bernstein vão atrás de fontes e fatos para tal acontecimento e não param de pesquisar até que encontrem a verdade e, em primeira mão, denunciam Nixon ao mundo.

O filme mostra perfeitamente como um jornalista se dispõem a dar tudo de si para resolver e lançar noticias em primeira mão. O caso Watergate foi um dos maiores escândalos americanos noticiado.

Quase Famosos
filme quase famosos
Um filme que irá agradar a qualquer estudante de jornalismo que goste de música, Quase Famosos, dirigido por Cameron Crowe, em 2000, conta a história de um repórter da Rolling Stone que ganha a oportunidade de acompanhar grandes nomes do rock'n'roll. Embora a história caminha para o lado da música, é muito interessante ver a jornada do jovem repórter.
Um filme de quase 3 horas de duração com uma trilha sonora repletaa de rocks dos anos 70.

Spotlight: Segredos Revelados
filme de jornalista
Dirigido por Tom McCarthy em 2015, Spotlight: Segredos Revelados é um filme recente e muito importante para a história do jornalismo, por ser baseado em fatos reais. A história se passa em Boston Globe nos Estados Unidos onde jornalistas investigam uma série de abusos sexuais infantis cometidos por membros de uma Arquidiocese Católica.
Um filme com um tema forte que levou o Oscar em 2016 na categoria Melhor Filme.

Espero que tenham gostado das indicações de filmes que se passam no universo do jornalismo. São filmes interessantes mesmo para quem faz outras áreas.
Me acompanhem na redes sociais:

22 comentários:

  1. amei as dicas de filmes, não sou estudante de jornalismo mais me interessei muito
    bjos
    dicasdachil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sempre quis cursar jornalismo e acho uma das profissões mais lindas desse mundo. Então com toda certeza vou tentar todos os filmes indicados <333

    Beijos
    barbfurtado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oie!!
    Vou guardar as indicações aqui, mesmo sem fazer jornalismo. Não conheço nenhum, mas adoro o tema <3

    Beijo!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Ai ameiiiii o post! Não estudo jornalismo mas amo filmes de tudo quanto é gênero e realmente, "O Abutre" e "Spotlight" são incríveisss e ambos te chocam ao extremo!
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=AUVes2S-VFM
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Só filme fodaaaaaaaaaaa! O Abutre e Spotlight são os que mais gosto, sendo o segundo passando na frente uashdkuhdkuhduksahdku nossa, que filmes <3 achei a lista super coesa

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  6. Melhor post! Adoreeei. Sou vestibulanda de jornalismo e eu já conhecia alguns desses filmes, mas nunca parei pra assistir e agora com certeza vou achar um tempinho pra ver!!1

    xox
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca assisti nenhum, mas quero muito ver Spotlight!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  8. O Abutre é sensacionallllllllll gente como Jake trabalha bem e eu amo esse filme hahahahahaha

    Beijinhos,
    • Blog Resenhas da Pam •

    ResponderExcluir
  9. Confesso que não sou estudante de jornalismo, mas fiquei muito curiosa para assistir alguns desses filmes.
    Eles parecem muito interessantes :D
    Beijinhos.
    Blog Entre Garotas

    ResponderExcluir
  10. São boas dicas não só pra jornalistas. Nunca vi nenhum desses. quero ver O Abutre.

    Beijos/Xoxo.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fan Page Coisitas e Coisinhas
    Instagram

    ResponderExcluir
  11. Nunca assisti nenhum desses, mas gostei das dicas. Preciso ver!
    www.jananogueira.com

    ResponderExcluir
  12. Sou jornalista e dos filmes acima, Todos os Homens do Presidente é um dos meus favoritos. Vi ainda na Faculdade. Lembro que um dia eu fiz até uma lista no caderno com filmes do tema, existem inumeros filmes muito bons relacionados ao jornalismo.

    Bjs, Debis ~ http://www.debiseomundo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Marcela, adorei as indicações. QUERO ver Spotlight, não faço jornalismo, mas estes filmes tem um quê de mistério que muito me agrada.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  14. Gosto desse tipo de indicação de filmes por que na minha concepção todo conhecimento é bom pra mim, mesmo que eu não esteja cursando jornalismo. Achei O Abutre super interessante e eu comecei a assistir Spotlight, mas não terminei de ver por que eu estava assistindo com o meu marido e ele não tem muita paciência pra filmes desse tipo, kkk, mas eu quero terminar de ver o filme.
    Um filme que eu te indico e tem tudo a ver com o tema é o filme "Zodíaco", você vai gostar porque tbm é baseado em fatos reais.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  15. ótimas dicas <3 vou passar os nomes para duas amigas que começaram jornalismo ano passado :D

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu fiz um semestre de Jornalismo antes de mudar pra Publicidade e Propaganda e não conhecia esses filmes. Mas amei as dicas!
    Mil beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/2017/01/resenha-do-livro-falando-o-mais-rapido.html

    ResponderExcluir
  17. Quase Famosos é legal *-*
    Os outros ainda não assisti, mas fiquei aqui com MUITA vontade de ver. Eu adoro jornalismo, queria fazer. Quem sabe um dia...
    Adoei as dicas Marcela <3

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu sempre quis fazer jornalismo, mas desisti. Vou procurar e ver esses filmes <3 adorei o post. Beijão <3
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
  19. Eu já vi o primeiro Marcela e assisti só um pouco de Spotlight.
    São interessantes.
    Beijos!
    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  20. Não sou jornalista, mas fiquei com vontade de assistir os filmes indicados =)

    Feliz 2017!

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!