quarta-feira, maio 24, 2017

A diferença entre tendência, modismo e megatendência

Você sabe a diferença entre tendência, modismo e megatendência?
Para trabalhar ou apenas falar sobre moda é necessário ter um conhecimento básico sobre o assunto e todos os temas que a moda é capaz de abordar. Vejo muito blogs de moda nascendo dia após dia e, depois de ler e concordar com um texto no blog do Erick Correia, percebi que muito se fala de moda mas pouco se entende do assunto.

A diferença entre tendência, modismo e megatendência

Por este motivo, quero transmitir o máximo do meu conhecimento sobre moda e espero que, para vocês interessados no assunto, seja uma maneira fácil de compreender e coloca-los em prática, seja no dia a dia ou escrevendo um post para seu blog. Allons-y, saiba a diferença entre tendência, modismo e megatendência!

Modismo

São imprevisíveis, surgem rapidamente e possuem curta duração. Hoje em dia, ganhou impulsionamento com a internet e, geralmente, não tem nenhum significado social, econômico ou político. Em contra partida, o seu lançamento pode acontecer via veículos de comunicação, como, por exemplo, televisão; revistas e, principalmente, internet e suas mídias sociais.

A diferença entre tendência, modismo e megatendência
Exemplo de modismo: Muito comum em sites e blogs, dicas de emagrecimentos são modismos constatantes, onde a cada dia existe uma receita/formula de emagrecimento milagroso. Capas de revistas também são meios comuns de apresentar esses tipos de propostas, sempre colocando uma atriz do momento para chamar a atenção.

Tendência

Segundo o Dicionário Ilustrado de Moda, tendência é a "direção geral para qual algo se movimenta ou evolui. Na moda, uma tendência pode ser um estilo, cor ou estampa". Atualmente, podemos analisar e dizer que a tendência de moda vive em um constante ciclo e que não há nada inédito, apenas novas e diferentes propostas em cima do que já existia.
A tendência é mais previsível e duradora, nela, é realizada profundas pesquisas em diversas áreas, desde tecnologia à efeitos climáticos.

A diferença entre tendência, modismo e megatendência
Exemplo de tendência: Nos anos 80's muitos estilos eram vistos, um deles é o New wave, este que surgiu nos anos 70's e conquistou a popularidade mundial na década seguinte. New wave é um gênero musical do rock que influenciou o cinema, moda e televisão, principalmente no Reino Unido, Alemanha, Bélgica e Estados Unidos.

Megatendência

A megatendência pode ser caracterizada por grandes mudanças sociais, como, por exemplo, aumento/redução de uma classe social; mudanças no estilo de vida de uma população; mudanças na economia, tecnologia e na politica. Todos estes fatores, juntos ou separados, podem alterar e influenciar no comportamento por um longo período de tempo (décadas).

A diferença entre tendência, modismo e megatendência
Exemplo de megatendência: Existem muitos exemplos de megatendências, citarei dois abaixo:
  . Conscientização: A moda sustentável é um grande exemplo de megatendêcia, por décadas, nós nos calamos e fingimos não saber que a produção têxtil, também, era responsável pelo desgaste ambiental. Hoje em dia, estamos abertos, assumindo responsabilidades e dando força para que a moda sustentável cresça e permaneça.
 . Moda sem gênero: Esta hibridez na moda é uma quebra, necessária, de parâmetros sociológicos. O que antes era definido e dividido como "para homem e para mulher" hoje tende a se mesclar.

E agora, você sabe diferencias tendência, modismo e megatendência? Qualquer dúvida não deixe de me perguntar. Um beijo e espero que tenham gostado deste post super didático.
Me acompanhem na redes sociais:

38 comentários:

  1. Ahhh, que post completão! Amooo!! E como eu fiquei feliz de ter sido citado aqui? hahaha Acho legal falar sobre, porque quase ninguém fala muito sobre como surgem as tendências, como elas são divididas e é bom pras pessoas conhecerem um pouquinho a mais do mundo da moda, que é mais complexo do que se imagina. hahaha Amei o post!! Arrasou!

    ResponderExcluir
  2. Hello.

    Your blog is lovely. *-*

    Would you like to follow each other via GFC? I followed you, I hope you will follow back. XOXO ♥

    My blog - Aminique

    My Instagram - @fazlicamina

    ResponderExcluir
  3. Menina gostei do teu post, entendo pouco de moda, e tu conseguiu fazer eu entender mas sobre de forma clara e objetiva. Moda não é meu forte, mas eu gostei muito desse post.

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem? Espero que sim. Eu mesma não sabia a diferença kkkk sempre falo de um e na verdade era outro. Não sou muito focada em moda, apesar de amar me vestir bem. As informações que você passou são ótimas e claras. Obrigada por compartilhar conosco. Beijos Fátima Souza

    ResponderExcluir
  5. Nossa, fiquei impressionado com esse post! Não sabia que existia diferenças, eu achava que era tudo igual kkk. Eu jà tinha ouvido falar do modismo e daa tendencia, mas nunca da megatendencia! Adorei muito o post❤

    ResponderExcluir
  6. Oiii! Eu adoro esses tipos de posts! Acho real de utilidade pública! Hoje em dia todo mundo acha que tendência e modismo são a própria moda ou até mesmo o inverso!!! Amei seu post, parabéns!!

    ResponderExcluir
  7. Estudamos Moda e amamos o post ficou super completo e explicadinho. Gostamos muito de estudar sobre o assunto.

    Beijos


    onlyinspirations.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu só não sabia do megatendência! Eu amei fortemente esse seu post, super explicadinho e tudo certinho (no sentido de organização e conteúdo HAHAH)! Arrasou ♥♥

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa, adorei o post.
    Não sou do mundo da moda, mas estou inclusa rsrsrsr e adorei saber a diferença.
    Agora sempre que vê algo surgindo por ai vou fazer um estudo pra saber do que se trata.
    Beijos e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  10. Muito construtivo seu post, não sabia diferença entre moda e tendencia, achava que era tudo a mesma coisa rs, adorei a explicação. bjos

    ResponderExcluir
  11. Eu só sabia modismo, já o restante não fazia ideia é com roda certeza seu post me ajudou a tirar essa dúvida. Porque sim muitoooss tem dúvida ao diferenciar um do outro.
    Adorei seu post e é super útil <2
    Beijinhos e Sucesso!

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderExcluir
  12. Eu estava muito por fora da megatendencia, juro! Que post completo e bem explicado, gostei muito! Eu não sabia nada disso! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Não sabia bem ao certo o que significava cada coisa, mas acho que eu tava usando certinho! Agora com todo exclarecimento estou bem melhor x) acho que a maioria do que surge é modismo, surgem e vão embora rápido x)

    Beijinhos :D
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Nossa !! Adorei seu post, bem completo, acho super importante nós que trabalhando com moda saber a diferença entre cada termo usado!! parabéns ! bjs

    ResponderExcluir

  15. Não sabia bem ao certo o que significava cada coisa haha. Agora com todo esclarecimento estou bem mais por dentro de tudooo! Acho que o que mais surge é modismo, surgem e vão embora rápido. otimo post, super explicativo ! Parabensss

    ResponderExcluir
  16. Amei seu post, concordo muito quando você disse que muito se fala e pouco se sabe, acho que isso acontece em diversos assuntos/abordagens, né? Excelentes explicações. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  17. your post very good and very nice .This my own site http://www.pixxelznet.com/ I am provide these types services #SEO #PPC #SMO Web Design and Web Development you want any services contact us.

    ResponderExcluir
  18. Eu amei o post, nunca na minha vida que eu iria imaginar que existe essa diferença. kkk
    Eu adoro as tendências, porque é sempre algo que volta do passado, porém mais moderno e mais bonito.
    As megatendências também são incríveis e bem ousadas.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  19. Nossa, super bacana você esclarecer esses pontos e ajudar entender melhor a moda.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  20. Que post mega interessante, meu conhecimento de moda é muito básico (por isso nem me arrisco nesse ramo hahaha). Já tinha ouvido essas palavras mas não imaginava a diferencia entre elas.
    Amei o post, beijinhos :*

    Born in 1996

    ResponderExcluir
  21. Bom dia, como vai?
    Confesso que não conhecia essa diferença, mas gostei bastante do seu post. muito bem elaborado.
    beijos
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
  22. Babado esse post hein? Fez eu entender bem, achei super completo e muito bacana. <3
    Arrasou, por mais posts assim! <3 beijão
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
  23. Arrasou no post, eu não sabia sobre a megatendência. Super explicado, amei!
    bjuxx
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir
  24. Olá Marcela, tudo bem?
    Adorei o post! Eu não sabia a diferença, e nem conhecia uma dessas palavras, mas adorei entender. Eu não falo sobre moda no blog, mas sei que essas dicas são de grande valor.
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Se eu gostei? Eu AMEI esse post! Não conhecia o termo megatendencia, então muito obrigada, viu? <3
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  26. Amei o post, que completo❤
    Muito bem explicadinho cada termo e me fez compreender melhor
    Beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Que explicação maravilhosa.
    Não conhecia, ótimo poste.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Ta aí, algo que eu não sabia diferenciar! Adorei o post <3

    mariasabetudo

    ResponderExcluir
  29. Nossa eu não sabia a diferença, sabe que morro de vontade de estudar moda
    beijos http://www.blogdaxavier.com/

    ResponderExcluir
  30. Que bacana isso!! Eu já tinha uma ideia do que é tendência e modismo, mas megatendência eu não sabia o que significava.
    Legal que você colocou exemplos pra gente entender melhor. Muito interessante isso :)

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Gostei muito de saber as diferenças Marcela! Confesso que não sabia de nada disso... Mas é importante sabermos, afinal nos afeta diretamente né :)

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. adorei o post super completo explicando esses termos de moda que mt gente confunde e nao entende

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  33. Já percebi que isso acontece muito mesmo. De criarem blog de moda e não saberem como falar ou sem entender do assunto. Eu já aviso logo no meu blog que eu não entendo de moda, mas gosto de falar sobre, dar opinião ou fazer uns lookzin e etc. To começando a entender melhor sobre o modismo, ainda tinha umas dúvidas. Então, tipo, dizer que aquele estilo de roupa transparente é tendência tá certo? Não sabia que essa moda sustentável era considerada uma megatendência, adorei!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  34. São termos similares hein mas confesso que nunca tinha parado para pensar na diferença de cada um rs
    Gostei do post nunca tinha lido nada sobre isso e adoro ver coisas novas.
    Beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    ResponderExcluir
  35. Ma só sabia do modismo e tendência não conhecia sobre a megatendência.
    Gostei de entender melhor.
    Beijos!
    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  36. Ah que POST Mara!! Explicações super concretas e completas. Amei ver POST sobre essas diferenças já que pouca gente conhece esses termos né? Haha ameeei bjsss

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!